sexta-feira, outubro 19, 2007

verão da lata

Se você nasceu depois de 1987, provavelmente ainda não escutou a história das latas. Em novembro deste ano, um navio chamado "Solana Star" com um carregamento de 15.000 latas de maconha (pesando 1,25 Kg cada) procedente da Indonésia, passava alegremente pelo litoral do Brasil em direção aos Estados Unidos. Seus tripulantes ficaram então sabendo - não se sabe bem como - que policiais brasileiros e agentes do DEA (Drug Enforcement Agency) americano, estavam prontos para interceptar o carregamento.

Temerosos de serem presos, os tripulantes jogaram toda a carga no mar a umas 100 milhas da costa e penetraram sorrateiramente no porto do Rio de Janeiro durante a noite, onde abandonaram o navio. O único que sobrou foi o cozinheiro, que foi prontamente detido pelas autoridades. Durante várias semanas, latas do material foram lançadas contra as praias brasileiras no litoral entre Espírito Santo a Santa Catarina.

A polícia recuperou apenas cerca de 2500 latas. O resto fez a festa de muita gente, durante muito tempo. Há quem diga que pessoas compraram casa e carro e fizeram a "poupança da lata".

O verão de 87 entrou pra história como o Verão da Lata.

Nenhum comentário: