quinta-feira, maio 08, 2008

Dadaísmo Nordestino



Meu professor de literatura disse que foi trabalhar, por uns tempos, no nordeste dando aulas para crianças pequenas, da quinta série. O livro que a escola forneceu para eles estudarem literatura tinha algumas gravuras interessantes na capa e uma delas era a foto de uma privada. Os alunos ficaram interessados naquela imagem e perguntaram pra ele o que era aquilo.
Meu professor explicou que era uma das obras do artista francês Marcel Duchamp, dadaísta. Ele tinha comprado a privada numa loja de material de construção e colocado numa exposição nos E.U.A usando um nome diferente para não ser reconhecido. Os jurados rejeitaram a obra por acharem absurda e por não verem nada artístico nela.
Os moleques ficaram muito animados com a história e disseram que queriam fazer uma exposição dadaísta na escola e meu professor aceitou a idéia. Cada aluno levou seu ready made. Um levou o cesto de roupa suja, outro levou comida estragada... cada um com um coisa estranha. Até chegar um menino com algo mais estranho ainda que os outros: ele pegou o papel higiênico usado e colou num quadro. Meu professor disse que achou tudo muito estranho mas aceitou colocar todos na exposição. Depois de alguns dias chega uma mãe de um dos alunos na escola e vai ver a tal exposição. Ela parou na frente do quadro-merda e ficou admirando um tempão. Ela tocava na merda e fazia uma cara engraçada. Meu professor ficou olhando de longe mas resolveu não dizer nada. Aí ela chega pra ele e fala:
_Nossa, estou impressionada com a semelhança. Parece cocô de verdade, não é, professor?
Meu professor:
_AH, senhora, mas é cocô mesmo.
A mulher ficou desesperada, saiu correndo e foi direto pra diretoria. Meu professor já sabia que ia sobrar pra ele. A mulher falou um monte pra diretora. De tarde, chega o pai do aluno que tinha levado o quadro-merda, todo irritado. Vai direto pra sala do meu professor:
_ Como o senhor pode fazer uma coisa dessas? Está estimulando a loucura do meu filho... tá pensando que isso é arte?
_Mas é arte, meu senhor.
_ Arte? Que arte? Isso é merda... (e apontando pro quadro-merda) _Olha aqui: Merda do meu filho, merda da minha mulher, merda da minha filha e minha merda.
A diretora chegou depois de poucos minutos e falou que se ele não acabasse com aquilo até o resto da tarde ele teria que assinar a demissão. Ele não teve o que fazer. Chamou os alunos, explicou o ocorrido e tirou as obras da exposição.
Na hora de ir embora, o aluno(11 ANOS) que tinha levado o quadro-merda chegou perto dele e disse:
_ Tudo bem, professor, agente entende... também fizeram isso com o Duchamp.



HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHA

6 comentários:

Franz Kafka disse...

Dahora!

Anônimo disse...

É assim mesmo... diz que não posta, mimimi e qdo vem, chega chutando tudo. Arrasou. É quase um Duschamp.
beijo!

Ruby Tuesday disse...

hahahahahahahahahahahahaha, eu adorei esse post. Silas filho da puta. Quando chega, vem detonando todo mundo.

Ruby Tuesday disse...

Patrice é igual menstruação: vem uma vez por mês, mas deixando suas marcas.

Unknown disse...

realmente, foi engraçado...
não me impressiono mais com cocô, ainda mais no ramo da arte.Como faço Artes Plásticas já vi fatos bizarros tb!!
como uma apresentação de trabalho de um colega, ele fez cocô na sala!!
ou melhor simulou, imagine a cena!
=P

Anônimo disse...

hahahahaha... e o menino foi bem esperto!
Ainda sou daquelas ignorantes/insensíveis que quase nunca se comovem com esse tipo de arte "estranha", como é a contemporânea também. Um dia eu aprendo...