quarta-feira, março 26, 2008

minha primeira vez em um centro de umbanda

cheguei lá morrendo de medo, achando que ia encontrar galinhas mortas, pretos velhos vestidos de vermelho, figuras assustadoras nos altares, mas não, era um lugar super simples, uma salinha com poucas figuras, duas caixas cheias de sacolas de roupas para doação, uma pequena cantina, uma estante de metal com coisinhas à venda. e lá dentro, o som irresistível de atabaques e cantos africanos.

na verdade, confesso, quase baixa a Clara Nunes na minha pessoa. aliás, me senti quase a própria...
entramos no salão principal pra tomar o passe, eu nao entendi nada do que a médium com cara de pitonisa me dizia, só baixei a cabeça e pronto. não tive nem coragem de espiar dos lados....

tudo isso com a galera cantando. e meu eu superior dançando loucamente.
daí chegou a hora de falar com a entidade, me deu vontade de abraçar a que me atendeu e levar pra casa, era um velhinho tão lindinho, tão amoroso! ele disse que ia rezar por mim.
saí de lá encantada com os atabaques, a música, a energia boa daquele lugar, pra uma pessoa que adora um batuque, como eu, aquilo foi o céu, me senti a própria Clara.

na saída, dei tchauzinho pros guardadores, eles não pedem dinheiro pra quem sai do centro de umbanda. achei corajoso.

centro de umbanda: super recomendo. eparrê meu pai!

3 comentários:

Anônimo disse...

minha tia faz umbanda
eu vi uma vez uma reunião deles uma vez.

passei a mior parte do tempo com vontade de rir.

acho que os batuques não me afetam...

Anônimo disse...

Quando eu li "centro de umbanda", Valentina minha, já pensei NA MESMA HORA em vc com os cabelos soltos e o chocalho amarrado na canela, como minha boa imagem de Clara Nunes da Mooca que tenho de você, hahahahahahahaahahahahahaha!

Me leva junto da próxima vez? Eu tô doidinha pra ir. E tô precisando levar um passe, mizinfí, que o trem tá feio pro meu lado, pé quebrado, quebranto na minha beleuuuza... eu hein?

Sacode o chocalho aí pra mim, e bora batucar.

Barbara Manoela disse...

Ruby, meu amor, levo sim! Fica aqui perto de casa e tem sessão todas as segundas. A casa abre às 18:30. E às quintas tem giro de ciganos, pretendo ir tb pra ver como é.
O dia que vc puder, me avisa que a gente vai! Ebaaa!