sexta-feira, abril 25, 2008

A Revolta dos Dândis

As vezes fico reparando nas pessoas que vejo nas ruas, como a Ruby disse no último post, por curiosidade. Pra imaginar o que elas são, o que fazem e etc. Nunca reparei nas roupas como a Ruby faz, mas sempre observo as atitudes. É meio engraçado porque agente nunca vai saber se nossa imaginação tem a ver com a realidade mas mesmo assim é divertido. Uma das coisas que mudaram meu modo de ver a vida foi exatamente isso de observar as pessoas. Se vocês olharem vão perceber que as pessoas se preocupam tanto com as roupas e estilo que, simplesmente, esquecem dos detalhes.
Estava olhando um cara andar na rua tomando uma Coca-cola e foi muito engraçado. Acho que ele estava indo para alguma festa porque estava bem arrumado e tal. O interessante é a pose que ele fazia pra tomar a Coca. E simplesmente depois de alguns metros, quando a o refri acabou, ele “cara-de-paumente” jogou a lata no chão, sem nenhum pesar. (é claro, hoje em dia lata não é mais lixo... depois de alguns minutos provavelmente alguem ao passar por ali pegou aquela latinha. Mas na realidade é provável que ele faria aquilo com qualquer outro tipo de lixo).
Outro dia fui no Centro Cultural e estava naquela fila gigante esperando para pegar os ingressos. Um grupinho na minha frente conversava sobre algo que eu não me lembro. De repente uma menina que estava nesse grupinho comendo algo que também não lembro o que, terminou o que comia e disse: Calma aí, gente!!! Vou ali no LIXO RECICLÀVEL colocar isso.
Também têm pessoas que se acham os donos do mundo por que lêem Caros Amigos, compram jornais todos os dias, vão religiosamente ao teatro porque parece mais elegante do que o cinema, dão esmola pro mendigo e gritam: Viva Fidel, e “ Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás”.Outros andam com a Piauí debaixo do braço, não assistem TV e por isso se acham intelectuais.
Provavelmente compram Caros Amigos e jornais mas como muita vontade de levar uma Contigo ou QUEM. Vão ao teatro mas no fundo estão loucos para ver Homem Aranha no cinema. Se acham os socialistas dando esmolas e babando Fidel e Che, mas se tivessem oportunidade comeriam a mulher do melhor amigo.
Não acho que o cara seja o demônio porque jogou a lata no chão e nem acho que a moça é uma completa idiota por se achar o máximo ao usar o lixo. O melhor disso é que agente acaba se vendo ao olhar os outros. Eu tento me imaginar na pele dos outros e me vejo com os olhos de estranhos. Se o que vemos nos outros servir para nos corrigir e melhorar acho que vale. Deve ser por isso que Deus colocou esse tanto de gente no mesmo lugar: por que não dá para evoluir sozinho. Temos o que aprender nos “acertos” e nos “erros” dos outros. E as vezes aprendemos mais fácil com aquilo que mais odiamos.


“Estranhos que passam na rua
Por acaso, dois olhares separados se encontram
E eu sou você e o que eu vejo sou eu”. Roger Waters

7 comentários:

Franz Kafka disse...

Vc é um dândi ou um revoltado?

Ruby Tuesday disse...

Putaqueopariu, quem não vai mais dar as caras pra escrever aqui agora sou eu.

O Patrice quando tá inspirado, sai de baixo!

Gostei muito do teu texto e da tua opinião. É bem por aí que as coisas andam acontecendo, mesmo...

Anônimo disse...

Sempre presto atenção na postura e nos detalhes, tanto das palavras como dos gestos e atitudes. É bom aprender observando os outros. Aprendemos, inclusive, a não emitir julgamentos precipitados, porque não gostamos quando os julgados - mal interpretados - somos nós.

Não sei se "muito intelectual" foi ironia ou elogio(?), mas não sou tudo isso; não mesmo. Gosto muito de Camus, por exemplo, mas só li um livro dele. Acredita nisso, Patrice Mersault?
Estou aprendendo, dando meus primeiros passos. Mas ainda chego lá!

Um beijo!

Ruby Tuesday disse...

Como gritariam empolgados os meus 'ídalos' do Chaves:

Silas! Silas! Rá rá rá!

Patrice Mersault disse...

Ruby, Ruby!!! rá rá rá


aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


VIVA CHAVESSSSSSSSSS

Ruby Tuesday disse...

- Dizia eu que a aritmética...

(assobio do Godinez)

Patrice Mersault disse...

Esse assobio é toque do meu celular



hahahahahahaha