quarta-feira, maio 28, 2008

O Menino Thiago

O Thiago é um cara que poderia ser personagem de um livro. Se eu resolvesse escrever um livro sobre um menino, acho que o Thiago seria uma das minhas melhores escolhas. Tão doce que parece mentira, daqueles que todo mundo adora e faz questão de estar perto. Quando nos conhecemos, já tínhamos 20 e poucos anos, eu já era uma mulher cheia de traumas grandes e pequenos, e Thiago com a mesma idade era um menino que parecia estar no frescor da adolescência, ao mesmo tempo em que era maduro e sabia o que queria. Ele terminava a faculdade, trabalhava e tinha planos, mas de manhã fazia dengo e mamãe preparava a bananada que ele 'tinha' que tomar pra continuar menino esperto e forte. Revisava monografias e escrevia bem como poucos, já era um homem letrado. Mas aos sábados corria até a casa da vovó, pra ser mimado com as melhores comidinhas, carinhos e principalmente a mesada que os velhinhos sempre lhe davam - acho que dão até hoje - como um prêmio por ser neto tão querido.
Podia ser comparado a um gato, bicho independente, esperto, que passa por qualquer canto e faz o que quer, mas adora deitar de barriga pra cima e ser afagado, ronronando.
Eu reclamava de tanta coisa e ele tinha aquele senso de humor incrível, como bom cearense que é. E ríamos por horas ao telefone. E uma vez que gastei tanto na conta de interurbano, recebi uma linda carta e metade do dinheiro da conta junto; a cartinha dizia que o certo era assim, já que ele também tinha aproveitado cada minuto da minha companhia. Um menino, um humorista e um lorde.
Tão fácil gostar do Thiago que não existe forma de desgostar. Tão fácil gostar que fomos enamorados uma época, à distância. E depois nos 'separamos', tivemos outros amores e histórias e nunca deixamos de nos falar e de torcer um pelo outro. Ainda vejo Thiago como um menino meio sapeca e ao mesmo tempo um homem de caráter exemplar. Que ensina coisas valiosas aos outros, não só nas suas aulas de domingo mas a cada conversa, com o jeito de sentir, de encarar e de viver as coisas que tem. Um amigo com A maiúsculo, que eu ainda não abracei fisicamente mas que já me deu tanto colo e tanta força que até perdi as contas. Aquele que me ensina espanhol com acento porteño, me mostra empolgado as bandas que gosta, vem na maior felicidade dizer que comeu cinco acarajés (ele ama acarajé), conta as notícias bizarras do mundo cearense me arrancando risadas e mostra sempre - talvez até sem querer - que a vida pode ser vivida de uma forma mais leve e divertida. Como ele faz.
Thiago menino, Thiago argentino, Thiago Tiririca, Thiago-sério-de-óculos-revisando, Thiago amigo de tantos anos.
O "Menino Maluquinho" da vida real, sem panela na cabeça mas com aquele encanto que todo mundo que já leu o livro conhece.

Obrigada por ser meu amigo até hoje (mesmo me conhecendo bem, 'jeje'), e um grande personagem da história da minha vida!

5 comentários:

Patrice Mersault disse...

Muuuuito bom, Dany!!!

Menino azarado esse carinha heinn. Nem deu pra te dar uns pegas neh?! haahahahahahaha


Beijos (Vc e a Valentina são minhas "Thiagas")

Thiago disse...

Hmmmmm, ma que rapaz esquisito esse Thiago. Igual parece ser gente fina, né? Boa onda, camarada... jejeje... Heeeeeey, q lindo texto, Dany!!!!! Gostei um montonaaaaazo!!! Uma coisa assim caprichada, terna, lembrando várias coisas. Vou ler de novo, pera. Sim, muito capricho, ternura... e falando de mim. Gracias pela homenagem, você também é bastaaaante querida, sempre vai ser. Te deixo um beijo enorme, sim? E mais outro beijo!!!!!! Beijobeijobeijo. Cuidate.

Barbara Manoela disse...

Menino Thiago, se vc faz minha amiga feliz, entao me faz feliz também!
beijo!

Ruby Tuesday disse...

Hahahaha, Mersault, vc não vale nada, que comentário infame esse dos pegas!

Nós somos suas Thiagas e vc tbem é o nosso Silas, menino especial do meu coração. Quero escrever sobre cada um, aguarde que vc tá ferrado. :D

Lisa disse...

ooooooooooooonnnnnnnn

tá solteiro ele?

me apresenta?

hahahahahaha