sábado, junho 28, 2008

Serendipity...

Eu tinha pensado num post todo falando sobre destino. De como eu costumava pensar que destino era uma coisa que os acomodados inventaram com odesculpa. Ia dissertar sobre como mudei de idéia, sobre como ultimamente as coisas andam voltando na minha vida, não importa o quanto ela dê voltas.
Ia falar de serendipity, que é uma palavra em inglês que eu achava que significava tipo isso, destino, algo que tinha que acontecer.
Descobri hoje que essa idéia não está totalmente errada, mas não é exatamente no contexto que eu pretendia expor.
Descobri que tem até um equivalente em português:

"Serendipidade, também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.

A história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como serendipismo. O conceito original de serendipismo foi muito usado, em sua origem. Nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade, ou uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia perseverança, inteligência e senso de observação.

A palavra Serendipismo se origina da palavra inglesa Serendipity, criada pelo escritor britânico Horace Walpole em 1754, a partir do conto persa infantil Os três príncipes de Serendip. Esta história de Walpole conta as aventuras de três príncipes do Ceilão, atual Sri Lanka, que viviam fazendo descobertas inesperadas, cujos resultados eles não estavam procurando realmente. Graças à capacidade deles de observação e sagacidade, descobriam “acidentalmente” a solução para dilemas impensados."


Serendipity continua sendo minha palavra favorita.
Mas a wikipédia acabou com minha idéia de post....

5 comentários:

Diogo Zanardini disse...

Destino, sincroniscidade, live arbítrio, causa e efeito, mundos mentais paralelos e tudo o que permeia seu universo sempre foram pauta dos meus pensamentos mais inquietantes.
Mas esse termo e seu significado são bem novos pra mim!
E acabram me lembrando de um outro termo que de certa forma tem ligação com tudo isso:
"Epifania"

Jenny disse...

pra mim continua sendo escrito nas estrelas...

D* disse...

Escrito nas estrelas só me lembra Tetê Espíndola soltando a garganta e a franga. O que me lembra karaokê. Que me lembra um monte de fiascos. Enfim.
Acho essa palavra estranha pq me lembra Pitty, tipo uma Pitty serena... ui.
Mas é interessante tudo isso... e eu vou ali pensar um pouco e já volto.

Camila Nicolellis disse...

Quando eu falei vc discordou de mim, bostinha...

Agora na wikipedia vc acredita....

L* disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

sorry cami
é como eu sempre digo, vc sempre tem razão