sexta-feira, junho 13, 2008

Amor moderno

Há algum tempo fiquei a fim de um garoto – fato razoavelmente comum. Decidi que iria convida-lo para sair, decisão estranha logo que garotas sempre esperam ser convidadas ou ainda por que eu não sabia ao certo se o conhecia suficientemente para um encontro.A maioria das pessoas sai à noite, ficam e mantêm relações a distância pelo orkut, msn e afins.

Já tive alguma vasta experiência com namoros e encontros. Me apaixonei várias vezes e sem nenhuma vergonha. Passei, ao longo de 22 anos, por altos e baixos, mas não tenho nenhuma idéia se estou fazendo esse negócio de amor certo ou errado. É difícil definir as coisas dessa forma.

Na atual era cibernética, com encontros a distância de um clique, percebi que eu nem mesmo sabia o que era um encontro de verdade, fora a minha vaga noção hollywoodiana.Não é mais como nos anos 60 onde convidar uma garota para um milkshake a dois era algo muito a ser pensado, logo que estaria assinando seu contrato de namoro com o convite. E para uma garota convidar um rapaz, era o fim da imagem feminina boa e puritana. Hoje, a amizade se transformou num encontro sexual e passa a ser amizade novamente no dia seguinte. É fácil. Se você não tem um pretendente, cheque o orkut! Tem medo de telefonar, mande um torpedo!

Hoje, importar-se é assustador. Ninguém quer dar a mão e muito menos se apaixonar. É difícil “flertar” por aí de forma saudável. Ainda mais para uma garota. Para mim, um encontro é perfeito quando está livre de intenções, tipo Let it be.

O que acontece é mais ou menos assim: Uma roda de amigos, e talvez aquele garoto que você já estava de olho há muito tempo esteja por lá. Vocês conversam. Nenhum dos dois tem expectativas, apenas ficar juntos rindo, trocando idéias, gerando faíscas até que surge o desejo levando eventualmente a um grande beijo que muda tudo.

Infelizmente, não é o que acontece hoje. Dificilmente há de se sair para um encontro marcado. O máximo que pode acontecer é sair de caso pensado e lutar por aquilo, o que com certeza é mais difícil.

Talvez tenhamos aprendido que nada pode ser comparado ao momento perfeito de ficar com alguém inesperadamente. Então tentamos acumular tantos momentos como esse quanto for possível. Ou talvez sejamos muito imaturos para nos comprometer. Essa tem sido a ladainha dos homens desde sempre, mas agora as mulheres também pensam assim. Com o mundo (e o mundo do sexo) ao nosso alcance, é difícil escolher. sossegar e se comprometer.

Mas vez ou outra eu penso: se não somos capazes de nos superar e de aprender a nos sacrificar para estar com alguém, então o que resta? Uma geração de egoístas alimentados por nada mais que os nossos egos, sempre buscando aquela dose rara de auto-estima? Uma época de solidão preenchida com desejos comerciais e seleção de parceiros baseada nos critérios mais rasos?

Acredito que, apesar da aparência, nós apreciamos o caminho do amor e da afeição, mas estamos simplesmente esperando que eles assumam o comando. Nós podemos passar um tempo no terreno do sexo fácil e do frio flerte pelas mensagens de texto, mas no fundo ansiamos pelo abraço caloroso do amor intenso.

Eu, pelo menos, anseio por isso. O que mais poderia estar por trás da minha idéia maluca de convidar um garoto para um sair? Eu havia decidido, mas me deu um pouco de medo, pois como disse não sei se o conheço suficientemente para um encontro. Fiquei receosa de levar um não na cara e não o fiz. Acabei com toda a minha defensiva sobre não trocar scraps e não manter conversas pelo msn.

Talvez eu ainda mude de idéia, mas eu nem ao menos tenho seu telefone.

E esse, meus caros, é o amor moderno. Vamos tratar de não nos conhecer melhor.

Parafraseado e adaptado para minha vida real de: Amor Moderno - vamos tratar de não nos conhecermos melhor (Joel Walkowski)

4 comentários:

Lisa disse...

Já tava preparada para te ovacionar qdo vi que foi parafraseado
hahahahahahaha

mas ainda assim, genial!

Anônimo disse...

rs
eh a vida moderna !!
mais eh isso ai rs
let's try .....
beijus !!!

Ruby Tuesday disse...

Eu acho que no fundo o que a gente busca é o aconchego do amor intenso mesmo, apesar de tentar disfarçar essa busca com medo de sermos ridicularizados pelos moderninhos de plantão.
Talvez eu seja um exemplo, vocês que me conhecem e me viram em fase de bagunçar e não me comprometer com ninguém, em fase de 'boatos de bar', como diria uma de nossas bandas favoritas; e agora me vêem com o coração sossegado e aconchegado, depois de encontrar o maluco da minha vida, aquele que eu achei que não existisse mas no fundo sempre busquei.
Nossa busca só acaba quando a gente encontra. Por mais que tentemos disfarçar com quaisquer outras palavras, ditados populares, citações de solteirões inveterados que se dizem sortudos, enfim. Por mais que nos digamos modernos, no fundo a gente tá querendo ser antiguinho.

Patrice Mersault disse...

(Para coisas muito boas os melhores elogios sao geralmente traduzidos em uma palavra. Mesmo depois da informacao de paráfrase ainda vale o gabo. Afinal, me digam se existe alguma coisa realmente nova nessa vida. Claro, tem Nietzsche, Camus, Kafka, Fernando Pessoa. Mas genios nao entram na lista... hahahaha)


Caracassssss!!!